Jogos Vorazes–O Livro e o Filme

Publicado: abril 9, 2012 em Ação, Drama, Ficção Científica, Filmes, Livros, Thriller
Tags:,

jogos-vorazes (1)

Jogos Vorazes é a grande sensação do momento. Apesar da divulgação aqui no Brasil não ser tão grande como está no Estados Unidos, a série está fazendo seu dinheiro de uma forma assustadora. Graças a indicação de um amigo, conheci a série um pouco antes desse “boom” da mídia nacional e quero dizer alguns comentários sobre o livro e o filme.

A história é contada num futuro pós-guerra, onde um país chamado Panem é dividida em 12 Distritos ( Na realidade são 13, mas um dos distritos foi aniquilado durante a guerra). Como um lembrete para que isso não aconteça mais, a Capital decidiu realizar todos os anos os Jogos Vorazes. Todos os anos são selecionados um garoto e uma garota de cada distrito que tenham a idade entre 12 a 18 anos, esses selecionados são jogados numa arena onde só pode haver um sobrevivente.

filme-jogos-vorazes-imagem-1

Katniss Everdeen é a personagem principal e é quem conta a história para nós leitores, no livro vemos todos os acontecimentos pelos olhos dela. Katniss é uma garota de 16 anos que vive com sua mãe e sua irmã mais nova Primrose (Prim) . Sua mãe é incapaz de trabalhar, pois entrou numa depressão profunda após a morte do pai em um acidente numa mina, então Katniss é obrigada a caça e trazer comida para a casa. Na caça ela tem a ajuda de seu amigo Gale, que também vive em condições precárias.

No dia da colheita, a preocupação de Katniss e de Gale é grande, já que o nome deles estão escritos no sorteio diversas vezes, eles podiam trocar “dinheiro” por colocar seu nome mais vezes no sorteio para os jogos. Já Prim só tinha seu nome escrito uma vez no sorteio, mas mesmo assim foi a sorteada para ser a selecionada do distrito 12. A caminho do palco Katniss em um ato heroico, se oferece para trocar de lugar com sua irmã e agora é a oferenda do distrito, logo depois é escolhido o garoto Peeta MeMellark, que é filho de um padeiro e onde ela tem algumas histórias de seu passado com ele.

SC_D66_23418aC

O livro é muito bem escrito, gostoso de ler como poucos, enquanto lia me lembrou as vezes a empolgação que eu senti ao ler Harry Potter pela primeira vez. Quando começa realmente os Jogos Vorazes o livro fica numa empolgação que você quer saber toda hora o que vai acontecer. A história é bem agitada.

O diferencial do Jogos Vorazes é o relacionamento, como toda história, o garota tem que ficar com o garoto, mas aqui, você fica naquela dúvida, se ela gosta do Peeta ou se ela gosta do Gale, e a cada capitulo essa dúvida só aumenta.

d7f9987e69465fe25496e3a5f026be32_jpg_290x478_upscale_q90

Pra mim o filme completa o livro, como no audiovisual eles tiveram que contar a história sem ser com os olhos da Katniss, existem partes que no livro a Katniss tentava deduzir o que os organizações dos jogos estavam fazendo, no filme mostrava a conversa dos organizadores, como eram as coisas realmente nos bastidores.

O que faltou para mim no longa metragem foi talvez um tom mais sombrio em algumas cenas, ou um tom menos infantil. Os personagens da Capital, todos tinham roupas muitos bizarras, acho que podia ser um pouco menos. As cenas de ação principais foram do jeito esperado, já que as mortes com certeza não seriam mostradas em detalhes para o filme não tem uma classificação etária alta, mas no que foi possível, eles representaram bem as mortes. A trilha sonora que acompanha o filme também foi escolhida muito bem, dando o clima ideal para cada tipo de cena.

1-1

As escolhas dos atores para representar os personagens foi muito legal, a Jennifer Lawrence é uma atriz de extrema competência, como vimos em Inverno da Alma e X-Men: Primeira Classe. Seu papel com Katniss é considerado por muito um divisor de águas para a carreira dela, já que é o filme de maior repercussão que ela já atuou, e sua representação é excelente, uma atriz linda e que fez atuações emotivas em outros filmes, fazer um papel de durona não é algo fácil. Gale que é um personagem bem mais falado no livro, no filme é interpretado pelo ator Liam Hemsworth, que não teve a oportunidade de mostrar algo, já que teve poucas oportunidades. Peeta é interpretado pelo ator Josh Hutcherson. Essa também foi uma ótima escolha, ele soube interpretar bem as características do personagem, ser alguém bundão, mas as vezes corajoso. Woody Harrelson interpretou o personagem Haymitch, que nos livros tem uma importancia muito maior que no filme, então Harrelson também não teve tempo para mostrar uma boa atuação, mas no que foi mostrado, eu esperava um pouco mais da atuação dele.

No geral, o filme do Jogos Vorazes ficou muito bom, reclamar demais acho exagero. E o livro é uma experiência única que eu indico a todos meus amigos que gostam de livros no estilo do Harry Potter. A vantagem é que Jogos Vorazes é uma leitura menos, mas não deixa de ser excelente.

Livro: 9/10

Filme: 8.5/10

Anúncios
comentários
  1. Boa! Assisti o filme nesse fim de semana e curti! Mesmo porque também sou ávido consumidor de literatura pop, li todos os Harry Potter e tudo issae.
    Agora peguei os livros pra ler porque to louco pra saber se eles conseguem acabar com esse Big Brother de Sangue.
    (ps. Jennifer Lawrence, eu te amo, casa comigo. Beijos)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s